A Sanepar alerta que o rompimento de uma adutora nesta quarta-feira (30) e o alto consumo de água podem afetar o abastecimento nos balneários de Ipanema, Shangri-lá, Atami e demais praias destas regiões, em Pontal do Paraná, onde o fornecimento de água tratada pode ficar comprometido nesta quarta-feira (31).

Ainda não é possível prever quando a situação será regularizada, o que depende diretamente da atitude dos moradores e veranistas que devem intensificar os hábitos de economia e uso racional.

“Orientamos que não usem mangueira para lavar calçada ou carro e não encham piscinas. A água usada de forma inadequada ou desperdiçada pode faltar na casa de um vizinho ou amigo”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves.

Dois fatores estão dificultando a normalização do abastecimento: o alto consumo e o rompimento de uma adutora de 300 milímetros nesta quarta-feira (30). O conserto foi realizado imediatamente, mas, desde então, não está sendo possível recuperar o nível dos reservatórios construídos em Ipanema, Shangri-lá e Atami. A recuperação dos reservatórios deveria ter ocorrido ao longo da última madrugada, o que não aconteceu em função do alto consumo.

A Sanepar controla 24 horas os níveis de produção e de consumo. Desde o dia 28 até as 11h desta quarta-feira (31), o consumo aumentou 11% no sistema integrado de abastecimento de água Matinhos-Pontal do Paraná.

Embora nas demais praias a situação de abastecimento esteja equilibrada, a recomendação de uso racional de água se estende para moradores e veranistas de todos os municípios litorâneos. Atividades como lavar roupa, encher piscina e outras de uso não prioritário devem ser feitas fora do horário de pico no consumo, que vai das 10h às 20h.

A estrutura montada pela Sanepar é suficiente para atender as reais necessidades de todos os clientes. A eventual falta se deve ao uso inadequado da água tratada.

Fonte: Governo do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Pontal do Paraná.