Pontal do Paraná sediará no mês de setembro o Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado. Promovido pela Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes (CBVD), com o apoio da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude, as partidas acontecerão nos dias 10 a 12 nas quadras da Associação Banestado, no balneário de Praia de Leste.

A competição que terá início na sexta-feira, dia 10, se encerra no domingo, com a disputa dos três primeiros lugares. Até o momento estão confirmadas 10 equipes, serão aproximadamente 150 atletas vindos de várias cidades do Brasil.

Conheça o Voleibol Sentado
O vôlei sentado é uma modalidade que surgiu em 1956 da junção do vôlei convencional com o sitzbal, esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, e sem rede.

A modalidade que praticamente utiliza as mesmas regras do voleibol é disputado oficialmente desde as Paraolimpíadas da Holanda, em 1980, mas ganhou destaque em 2004, nas olimpíadas de Atenas quando passou a ser disputado apenas com os atletas sentados.

Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

A altura da rede e o tamanho da quadra fazem com que a competição seja mais rápida do que o voleibol tradicional. Nesta modalidade, a quadra tem 10m x 6m e é dividida por uma rede a 1,15m para homens, 1,05m para mulheres. O jogo tem por objetivo fazer com que a bola passe por sobre a rede tocando o chão da quadra adversária, por isso os atletas devem sempre manter a pélvis encostada no chão.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura do Município de Pontal do Paraná

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Pontal do Paraná.