Sanepar instala duchas nas areias de Pontal do ParanáA Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está instalando 60 duchas para banho em pontos de maior movimento de veranistas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A chuveirada é gratuita e faz parte do projeto Chuá, que busca reduzir o consumo de água tratada e dar conforto aos banhistas.

“O primeiro banho, para retirar a areia e o sal do corpo, pode acontecer na praia mesmo. No Chuá, utilizamos a água do mar”, explica a gerente de educação socioambiental da Sanepar, Lílian Pérsia de Oliveira. Este é o terceiro ano que a Sanepar faz a instalação das duchas no Litoral.

A água utilizada na ducha é tratada com cloro e filtrada com carvão ativado, fazendo com que ela tenha 95% menos sal, 99% menos bactérias e coliformes e um pH 10% menor do que a água do mar. A Sanepar alerta que, embora seja uma ótima forma de eliminar a areia e o sal, a água das duchas não é própria para beber.

As duchas têm uma bomba de acionamento manual, são fáceis de usar e permitem banhos contínuos de até dois litros. Com menos sal e pH neutro, próximo ao da pele humana, a água traz a sensação de ser doce e é agradável ao contato. Cada chuveiro tem capacidade para até 600 banhos por dia. Depois de utilizada, a água é devolvida ao mar.

Serão instalados chuveiros em 10 pontos – em Guaratuba, na Praia do Cristo, na Praia Central e em Caieiras; em Matinhos, na Praia Mansa, em frente ao Mapping, à Casa do Camarão e ao edifício Top Line. Em Pontal do Paraná, as duchas serão instaladas na entrada principal da Praia de Leste, na entrada principal de Ipanema e em frente ao posto dos bombeiros em Pontal do Sul. Em cada ponto devem ser colocados de três a oito chuveiros, conforme a movimentação. Os chuveiros funcionarão diariamente das 9h às 19h.

OBRA – A instalação das duchas dispensa uso de materiais como cimento, areia e ferro, assim como energia elétrica e combustível. Os chuveiros são feitos de material reciclável, não precisam de manutenção a curto prazo, são duráveis e resistentes aos ventos e à salinidade.

Para a atividade, foram contratados 30 agentes de educação ambiental, que irão atuar nos pontos onde os chuveiros foram instalados. “Demos preferência à mão de obra local porque entendemos que as pessoas do lugar são as que mais entendem a dinâmica de como funciona a temporada na praia e muitas já participaram de atividades semelhantes”, explica a gerente.

Eles receberam treinamento e vão ajudar os banhistas com o funcionamento das duchas e também distribuir cartilhas educativas e informações sobre uso racional da água, limpeza de caixa-d’água e separação de resíduos. Os agentes estão preparados ainda para explicar a respeito dos serviços da Sanepar.

Fonte: Governo do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Pontal do Paraná.