Durante o feriado de Réveillon, o Corpo de Bombeiros registrou 49 salvamentos, 75 crianças perdidas e encontradas, 3534 Orientações, 2498 Advertências e 2881 Pulseirinhas distribuídas.

Os números mostram que neste feriado foram registrados menor número de  ocorrências quando comparados com os Réveillon de 2013, com 119 salvamentos e 86 crianças perdidas e encontradas e Réveillon de 2014 com 55 salvamentos e 129 crianças perdidas e encontradas.

Vários fatores podem ser apontados para a redução dos casos de salvamentos e de crianças perdidas e encontradas, sendo que grande parte deles está relacionado aos cuidados que os banhistas estão tendo quando se dirigem para a praia, principalmente em respeitar as placas de sinalização, as quais indicam riscos pontuais como correntes de retorno e buracos.

A principal orientação do Corpo de Bombeiros é para que os banhistas procurem sempre uma área protegida por Guarda-vidas, pois caso ele necessite de um socorro, será atendido com uma eficiência muito grande, pois estará dentro do limite de distância considerado adequado para que seja realizada a prevenção, bem como também terá orientação dos locais mais adequados para um banho seguro.

A área protegida por guarda-vida é delimitada por duas bandeiras, com as cores vermelha sobre amarelo. Entre estas bandeiras, haverá uma terceira bandeira, a qual indicará as condições do mar. Estas bandeiras são nas cores verde (boas condições para banho), amarela (entre com atenção) e vermelha (mar perigoso). A bandeira de cor preta indica que o local não é uma área protegida por Guardas-vidas, embora venha a ser alvo de patrulhamento a pé ou motorizado por equipes táticas, e a bandeira dupla vermelha indica que a praia esta interditada, regra geral, por fatores meteorológicos.

O número de crianças perdidas e encontradas teve uma redução em mais de 40% dos casos registrados no Réveillon de 2014. Esta redução só foi possível porque os pais e responsáveis estão cuidando muito mais das crianças nesta temporada. Para ajudar com a redução desta estatística, o Corpo de Bombeiros possui em seus Postos de Guarda-vidas (PGV), pulseirinhas de identificação, as quais devem ser inserido o nome da criança, um telefone para contato e o PGV que a família esta. O uso da pulseirinha é importante para que a localização dos pais seja mais rápida caso a criança se perca. Apenas durante os dias 31 de dezembro de 2015 e 1º de janeiro de 2016 foram entregues mais de 2880 pulseirinhas de identificação. O Corpo de Bombeiros, também, alerta para os cuidados com as crianças nos finais de semana e feriados prolongados, quando temos praias mais cheias e movimentadas, como por exemplo o Carnaval, pois os números de ocorrências envolvendo crianças perdidas e encontradas aumentam de maneira significativa.

O Corpo de Bombeiros verificou que o Réveillon de 2015 foi o que teve o menor número de incidentes com pessoa em meio líquido registrados, com 49 casos em que os guardas-vidas necessitaram resgatar pessoas em nossas praias. De todos estes salvamentos, apenas um deles o banhista se afogou, ou seja, apresentou dificuldades respiratórias por submersão ou imersão em meio líquido, no entanto sem gravidade.  

Para que esses números continuem diminuindo, é importante seguir as seguintes orientações:
Procure uma área protegida por Guarda-vidas;
Respeite as placas de sinalização;
Em locais sem proteção por Guarda-vidas, adentre ao mar com água até a altura do umbigo;
Criança no mar só acompanhado por adultos;
Não faça a combinação bebida alcoólica e banho de mar;
Atenção redobrada com as crianças nos feriados e finais de semana.

Matinhos, PR, 03 de janeiro de 2016.

Cap QOBM Fernando Tratch – Oficial de Comunicação Social
Op. Verão 2015/2016.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Pontal do Paraná.