Moradores e turistas que visitam as praias do estado ficam surpresos ao se deparar com golfinhos nas águas do litoral. O que poucos sabem é que estes animais, que são nativos da região, recebem durante todo o ano a companhia de outras espécies. São baleias, lobos e leões-marinhos, botos e até mesmo pinguins que visitam o estado para descanso ou reprodução.

As condições ambientais do litoral contribuem para a vinda da fauna visitante. “Temos uma diversidade absurda e que está conservada, o que é uma riqueza. Só não há divulgação e incentivo para que essas áreas sejam aproveitadas para o turismo, por exemplo”, afirma a bióloga Camila Domit, coordenadora laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Tartarugas Marinhas do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mais de 15 diferentes espécies visitam o litoral a cada ano. A movimentação é tão grande que, entre os cetáceos, por exemplo, o estado registra 18 variedades, mas apenas três são residentes.

A localização geográfica da costa paranaense é outro fator que favorece a passagem dos animais. A região é influenciada pelas correntes oceânicas quentes e frias, oriundas do norte e do sul, respectivamente. Assim, se uma das duas correntes ganha mais força e vai além do habitual, as chances de visitantes que vêm de longe chegarem ao litoral do estado são maiores.

Leia a matéria completa na GAZETA DO POVO.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Pontal do Paraná.