Pesquisa realizada pela agência Zoom revela que 88% dos moradores e comerciantes de Pontal do Paraná são a favor da construção da Faixa de Infraestrutura e apenas 5% são contra, sendo que 7% declaram-se neutros em relação ao projeto.

Essa é a primeira consulta feita à população de Pontal do Paraná sobre o projeto da Faixa de Infraestrutura, desde que ele foi lançado. A pesquisa foi encomendada pela Aciapar (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná), com o apoio da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná). “Tem muita gente criticando a estrada e fazendo oposição ao projeto. Essa pesquisa deixou claro que essas pessoas não representam os interesses e a vontade do povo de Pontal do Paraná. Essas pessoas não falam por nós! A nossa resposta é ‘sim’ para a Faixa de Infraestrutura”, destaca o presidente da Aciapar, Gilberto Espinosa.

Foram realizadas 400 entrevistas e 83% consideram positiva a construção da Faixa de Infraestrutura no município. Para a maioria (74%) a nova estrada vai melhorar o trânsito e o acesso à cidade, permitindo a geração de novos empregos (51%), o desenvolvimento do município (42%) e a atração de mais turistas para a região (16%).

A maioria (58%) também disse que não há qualquer ponto negativo na construção da nova estrada e 27% apontaram o impacto ambiental como um problema do projeto.

A pesquisa foi aplicada entre os dias 28 e 30 de março, com 350 moradores e 50 comerciantes de Pontal do Paraná. Entre os entrevistados, 51% foram mulheres e 49% homens, com idade média de 43 anos. Em relação à escolaridade dos entrevistados, 46% declararam ter o Ensino Fundamental, 42% o Ensino Médio e 12% o Ensino Superior ou mais.

Sobre a principal ocupação, 24% declararam ser autônomo, 21% funcionário de empresa privada, 15% dona de casa, 14% empresário, 12% aposentado e 11% desempregado.

A renda familiar é de até dois salários mínimos mensais (até R$ 1.874,00) para 47% dos entrevistados, de dois a cinco salários mínimos (até R$ 4.685,00) para 38% e acima de cinco salários mínimo para 15%.

A maioria dos entrevistados (52%) vive em Pontal do Paraná há mais de dez anos e 71% declararam ter moradia própria. Entre os entrevistados, 33% moram em Praia de Leste, 25% em Pontal do Sul, 16% em Santa Terezinha, 16% em Ipanema, 10% em Shangri-La e 0,3% em Grajaú.

A pesquisa ouviu também os moradores e comerciantes de Pontal do Paraná sobre situações gerais do município. Sobre a situação da cidade nos últimos três anos, 45% acham que está igual, 32% que piorou e 22% que melhorou. Mas 81% revelaram que a situação vai melhorar nos próximos três anos.

As principais necessidades e carências apontadas pela população foram saúde (47%), pavimentação (34%), segurança (29%), infraestrutura (24%), alagamentos (19%) e saneamento (15%).

A geração de mais empregos (41%) é apontada como o principal fator de desenvolvimento para o município, seguida de mais hospitais e postos de saúde (32%), melhor escoamento das águas das chuvas (25%) e nova estrada (21%).

Fonte: Aciapar (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná)

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Pontal do Paraná.